quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os 20 Anos de Arquivo X




Em 1993 estreava pela FOX americana uma série que revolucionaria a TV, e criaria uma legião de fãs pelo mundo: ARQUIVO X.

Criada por Chris Carter, o seriado mostrava dois agentes do FBI, com visões diferentes de mundo, lutando contra conspirações governamentais e investigando acontecimentos paranormais, que desafiavam a lógica.



Analisando hoje a série, que está entre as melhores da história da TV, enfrentou percalços no início e durante sua exibição, o que reduziu sua vida útil e até a qualidade dos episódios. No começo, a FOX não se entusiasmou com o projeto de Carter; depois impôs dificuldades na escolha da dupla central; e o investimento não foi dos mais generosos, a princípio.
Conforme The X- Files foi se firmando, principalmente devido à propaganda 'boca-a-boca' e o sucesso aparecendo, os atritos começaram a pipocar.

Primeiro entre o próprio Chris e alguns de seus (melhores) produtores, Glen Morgan e James Wong. Os desentendimentos eram constantes, até que os dois resolveram seguir caminhos independentes (fizeram, entre outros projetos, Premonição). Além de abandonar a série, abandonaram, também, Millennium, outro seriado de Carter. Uma perda significativa.

Depois disso, a dupla principal, David Duchovny e Gilliam Anderson começou a se estranhar por dinheiro. David sempre conseguiu ganhar mais do que ela, e nunca escondeu sua satisfação a respeito. "Ela deveria arranjar um agente melhor", disse ele. O desgaste era tal, que sempre que uma cena acabava ambos se dirigiam para os respectivos camarins, sem trocar uma só palavra.




Duchovny escrevia alguns bons episódios e isso também contribuiu para que seu personagem caísse no gosto popular. Fox Mulder era cultuado e inspirava uma multidão de gente que tinha as mesmas ideias conspiratórias. Nos bastidores, o ator processava o estúdio, por direitos de imagem não repassados a ele. Cada vez mais o dinheiro ia se mostrando um inimigo difícil de se transpor.

Sabendo de sua importância para o show, David criava empecilhos para os produtores com suas renovações demoradas e incertas. Afinal, havia uma mitologia complicada envolvendo o agente Mulder que, dificilmente, conseguiria ser explicada em pouco tempo. No final da 6ª temporada, as negociações com ele estavam atravancadas e Carter, já cansado disso, resolveu antecipar para a 7ª, a conclusão de alguns 'arcos' da série. Apressou e pagou caro. A solução para a abdução da irmã (o fato que motivava Mulder e o fez entrar no FBI) teve uma explicação esdrúxula, comprometendo a qualidade de Arquivo X. Duchovny, enfim, disse a todos que ficaria, mas já era tarde. Depois, ele se comprometeu, apenas para metade da 8ª temporada, alegando compromissos no cinema (que pouco aconteceu). 

Ao começar a nova leva de episódios, o início do fim já se desenhava. Novo ator para o lugar de David, novos complôs e novas conspirações. Nada disso salvou o seriado, que começou a minguar nos números de audiência. Chegou a suportar mais uma temporada (a 9ª e derradeira), mas foi só. Sem Mulder, com Scully apenas como coadjuvante e um novo casal pouco inspirado e sem carisma, o seriado terminou melancolicamente, se arrastando até o episódio duplo, final.



A franquia ainda teve dois filmes para o cinema (em 1998 e em 2008), sendo o mais recente, uma tentativa pálida de retomar o clima soturno e claustrofóbico da série.

Mas a boa notícia é que na Comic-Con deste ano (maior evento de quadrinhos, séries e filmes do mundo), o criador e os próprios atores confirmaram que há planos para mais um filme, com tratamento digno e com uma produção ainda mais caprichada.

Arquivo X marcou época. Revolucionou a TV, gerou uma infinidade de imitações e deu ao seriado status de Cult, coisa reservada a poucas produções televisivas.

Mesmo que haja uma nova incursão cinematográfica, ainda assim será impossível reviver os clássicos episódios das primeiras temporadas.


E há 20 anos que A Verdade está lá Fora.



the x-files season 1 trailer


*Chris Carter responde tudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário