sexta-feira, 6 de setembro de 2013

SÉRIES QUE: Marcaram Época





Sinopse: A série mostra a vida de seis amigos que vivem uns no apartamento dos outros, além de dividir um sofá na cafeteria “Central Perk”. Desde sua estréia em 1994 nos EUA, “Friends” já recebeu 55 indicações ao Emmy, incluindo seis indicações para Melhor Série Comédia, tendo levado o prêmio em 2002. O elenco ganhou um Screen Actors Guild Award em 1996 e foi indicado quatro vezes ao Globo de Ouro (1996, 1997, 1998 e 2002). A série também já recebeu quatro prêmios de Série Comédia Favorita do People’s Choice Award.


Com um elenco primoroso, escolhido a dedo, roteiros que exploravam a amizade e as crises dos seis amigos, a série conseguiu ser uma das mais bem sucedidas da Warner. Mas, com exceção de Jennifer Aniston, o restante teve dificuldade em se manter em alta, em Hollywood. Durou 10 temporadas e seu final foi um dos momentos mais aguardados da TV americana. Figura, até hoje, entre as maiores audiências por lá.





Sinopse: Tony Soprano tenta ser um bom chefe de família em duas frentes: para sua esposa, filhos e mãe viúva, e como chefão da máfia de Nova Jersey. As pressões do trabalho e família lhe causam ataques de ansiedade, por isso Tony começa a se consultar com uma terapeuta – algo bastante incomum em seu círculo social e que pode acabar por matá-lo. Então, é preciso manter segredo sobre o tratamento. O que causou todo este stress? Em casa, seu casamento está cambaleando e sua mãe precisa urgentemente ser internada em um asilo. E, ainda por cima, Tony é perseguido pela sensação de que os dias de glória da máfia acabaram há muito tempo, e que talvez ele não seja capaz de atingir o mesmo nível dos titãs do passado. É suficiente para fazer qualquer um procurar um terapeuta!


A série corajosa (apesar de não tão criativa assim) liderou a lista de indicações do Emmy, tendo Gandolfini (Tony) o nome do seriado. Ele dava ao personagem credibilidade. E o restante do elenco estava sempre em sintonia, com direção segura e roteiros bem engendrados. Durou 6 temporadas.





Sinopse: Perdidos, os 48 sobreviventes tentam pegar o que for possível para a sobrevivência deles entre os destroços do avião. Muito pânico. Muitos guardam suas últimas esperanças enquanto aguardam o resgate. Outros descobrem novas forças que eles nem imaginavam que tinham. Esse grupo de estranhos terá que trabalhar juntos contra o cruel tempo e o terrível local, caso eles queriam continuar vivos. Mas a ilha guarda muitos segredos, incluindo os intensos uivos das criaturas escondidas na floresta, que irá aumentar ainda mais o medo dos sobreviventes. Felizmente, graças à calma liderança de Jack e à equilibrada Kate, eles têm alguma esperança. Mas até mesmo os heróis têm segredos, como os sobreviventes irão descobrir.


Talvez a mais emblemática série da TV americana, dos últimos anos. O título (Perdidos) era mais uma alusão aos sobreviventes em suas vidas particulares, já que todos eram disfuncionais, estavam em momento cruciais e decisivos, mas fracassando. Estavam "perdidos", em todos os sentidos. A cada temporada os mistérios e as situações ficavam mais agudas. Pena que a conclusão do seriado não foi das mais criativas. Mas até lá, valeu acompanhar. Durou 6 temporadas.





Sinopse - O protagonista do show é Al Bundy, um fracassado vendedor de sapatos. Acompanham-no sua esposa Peggy, uma dona-de-casa relapsa; Kelly, sua filha bonita porém burra e promíscua e Bud, seu filho nerd e pouco popular. A música de abertura, "Love and Marriage", é cantada por Frank Sinatra. A série continua sendo exibida nos Estados Unidos em reprises, assim como em vários países do mundo.

No início, em 1987, as críticas ao programa eram negativas devido ao seu humor escatológico, com várias referências sexuais. Os personagens eram considerados clichês. Entretanto, os telespectadores conferiam grandes audiências ao programa, que mostrava um tipo de família nunca antes retratada na TV americana—uma família fracassada, infeliz, com a qual uma parcela da platéia podia se identificar.
Apesar de tudo, essa família sempre se defendia e se unia quando a situação ficava difícil, não importa o quanto tivessem se ofendido e maltratado ao longo do episódio. Geralmente, duelavam com os vizinhos, os emergentes Steve e Marcy Rhoades. Durante a série, Marcy se separou e se casou com o don juan Jefferson D'Arcy, formando o novo casal de vizinhos.
Com o tempo, o humor do show se tornou menos ofensivo e a atuação do elenco melhorou. A crítica passou a elogiar Married... with Children por abordar temas polêmicos (como racismo, feminismo e promiscuidade) de uma maneira fácil de entender e divertida.
O programa foi a primeira comédia exibida pela então emergente rede de TV FOX, tornando-se também um de seus primeiros sucessos. Desde então, essa emissora ficou caracterizada pelas séries de humor popular e fácil de entender.

Mais hilária e corrosiva ao mesmo tempo, improvável. Um Amor de Família durou 11 temporadas. Seu estilo ácido nunca foi igualado (plagiado já foi, mas...) e o elenco parecia se encaixar perfeitamente. Ed, Katey e Christina foram bem sucedidos após o término da sitcom.





Sinopse: A história se inicia em meados de 1976, e relata o dia-a-dia de um grupo de adolescentes (Eric, Donna, Kelso, Jackie, Steven e Fez) na faixa dos 17 anos. Sem ter muito o que fazer, sua rotina se resume a se reunir no porão da casa de Eric para papear, fazer festas, planejar algo, namorar, e usar certas ervas ilícitas. O programa durou oito temporadas, e 200 episódios, tornando-a a quarta sitcom mais longa já exibida pela FOX, sua emissora original (sendo as outras três: The Simpsons, King of the Hill and Married with Children). A série também foi responsável pelo estrelato de muitos de seus atores, como Ashton Kutcher e Mila Kunis.


Uma nostálgica série, regada ao melhor do rock dos anos 70, com um elenco ágil e entrosado. Essa mistura era o segredo do sucesso, que chegou a gerar um spin-off, derivado de um seriado, mas That'80s Show foi um fracasso retumbante. Teve 8 temporadas. 





Sinopse: Seinfeld era uma série no formato de uma sitcom composto por quatro personagens principais, todos narcisistas e amorais, que discutem e analisam os fatos mais corriqueiros do dia-a-dia com boas doses de humor e também de egoísmo.
Seus assuntos prediletos são os seus relacionamentos amorosos, suas neuras e obsessões, problemas no trabalho, que passam a ser discutidos e analisados por um comediante em tempo integral chamado Jerry Seinfeld; uma maliosa ex-namorada de Jerry; Cosmo Kramer um excêntrico e esquisito vizinho de Jerry e George Constanza, um amigo neurótico de Jerry.


Chamada pelo próprio autor como "uma comédia sobre o nada", Seinfeld era exatamente isso. Sobre o nada, e sobre tudo ao mesmo tempo. Detalhes que passavam desapercebidos no dia a dia, tinham uma visão peculiar dos personagens principais, inclusive com um bom elenco de apoio. Durou 9 temporadas, tornando-se uma das três maiores audiências da TV, com seu episódio final.






Sinopse: Will & Grace é uma série hilariante sobre dois melhores amigos. A distorção é que Will é gay, e Grace é uma designer de interior hetero. Mais do que amigos, mas menos do que amantes, os dois partilham uma ligação especial e suas personalidades facilmente equilibram um ao outro. Além da estabilidade entre Will e Grace, o programa apresenta um amigo exibicionista e gay de Will, Jack, e uma assistente de Grace sarcástica, mimada e embriagada, Karen.
Will & Grace é a única série de tamanha duração (8 anos) que teve todos os seus episódios dirigidos pelo mesmo diretor, neste caso, o talentoso James Burrows. Will & Grace é também uma das três séries em que todos os membros do elenco principal ganharam prêmios Emmy.


Ousada para a época (e os padrões), Will and Grace debatia abertamente a homossexualidade, mas não era uma série específica sobre o assunto. A NBC acertou ao apostar em uma sitcom a frente de seu tempo, que gerou críticas de conservadores, mas agradava quem apreciava um seriado inteligente. Durou 8 temporadas.





Sinopse - Com argumentos falando de teorias da conspiração envolvendo alienígenas e encobrimentos governamentais de alto nível, a série conseguiu conjugar características de séries como The Outer Limits, The Twilight Zone e Twin Peaks. Também abordava frequentemente temas mais místicos, como satanismo, relato de aparições de fantasmas, etc.

A série X-Files fez tanto sucesso que originou um spin-off chamado The Lone Gunmen (no Brasil, Os Pistoleiros Solitários), focada nos três amigos de Mulder que investigam atividades secretas do governo norte-americano. Suas descobertas são publicadas num jornal independente chamado de “O Pistoleiro Solitário” (batizado em homenagem à teoria de que um segundo atirador estaria envolvido no assassinato de John Kennedy).
Um das melhores séries de todos os tempos, Arquivo X era uma ideia de uma mente criativa como a de Chris Carter. Ele se inspirou em Kolchak, seriado que teve apenas 13 episódios nos anos 70, mas sedimentou o assunto (temas como alienígenas, monstros e o clima soturno já eram recorrentes ao show). Pena que todos os trabalhos posteriores de Carter não vingaram (Millenium, Pistoleiros Solitários e Harsh Realm) e ele ficou conhecido "apenas" como o cara de uma série só. Durou 9 temporadas.




Sinopse: Anos incríveis apresentou as questões sociais e os eventos históricos do final dos anos 60 e início dos anos 70 através dos olhos do protagonista Kevin Arnold, que também vive os assuntos da adolescência (principalmente com seu grande amigo Paul e sua paquera, Winnie Cooper), problemas familiares e outros. Enquanto se passam as histórias, os acontecimentos são narrados por um Kevin mais velho e experiente, que descreve o que acontece e conta o que aprendeu de suas experiências. Esta técnica serviu de inspiração a outras séries.
Elenco:
Kevin Arnold … Fred Savage
Gwendolyn “Winnie” Cooper … Danica McKellar
Paul Pfeiffer … Josh Saviano
Jack Arnold … Dan Lauria
Norma Gustavson Arnold … Alley Mills
Karen Arnold … Olivia d’Abo
Wayne Arnold … Jason Hervey



Durou 6 temporadas e marcou uma geração. Sensível, mas sempre com um humor que não soava desproporcional ao momento. Uma trilha sonora antológica e um elenco afinado, em especial Fred Savage. Muito do sucesso do seriado deve-se ao seu talento e seu carisma como Kevin. Hoje ele dá as caras como diretor e produtor.



Leia também:


SAI DE BAIXO - CRÍTICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário