sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Clássicos do Terror - Parte 1





Gênero que mantém fãs por gerações, o terror sempre se reinventou para que pudesse sobreviver. Mesmo em épocas de baixa.

Do clássico, ao trash, do psicológico ao "found footage".

Esnobado por muito tempo pela crítica e até pela Academia, que sempre se recusou sequer a indicar filmes de terror como melhor produção do ano, as coisas mudaram no início dos anos 70, quando O Exorcista quebrou essa maldição. De lá pra cá, só fez aumentar os fãs e a incrementar o estilo; que nem sempre apresentou filmes brilhantes, mas que já nos apresentou vários clássicos. Eis alguns deles:




O Exorcista (no original em inglês: The Exorcist) é um filme estadunidense de 1973, do gênero terror, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, baseado em livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O livro de Blatty teve inspiração em um exorcismo de um garoto de 14 anos de idade documentado em 1949.
Ganhou os Oscars de melhor roteiro adaptado e melhor som. Foi ainda indicado em outras oito categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz (Ellen Burstyn), melhor ator coadjuvante (Jason Miller), melhor atriz Ccoadjuvante (Linda Blair), melhor edição, melhor fotografia e melhor direção de arte.
Ganhou quatro Globos de Ouro nas categorias de melhor filme - drama, melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Linda Blair). Recebeu ainda outras três indicações: melhor atriz - drama (Ellen Burstyn), melhor ator coadjuvante (Max von Sydow) e melhor revelação feminina (Linda Blair).





A Profecia de 1976 é baseado no livro de David Seltzer e estrelado por Gregory Peck, Lee Remick. Conta a infância de Damien Thorn (Harvey Spencer Stephens), trocado após o seu nascimento pelo filho natimorto de Robert Thorn (Gregory Peck), embaixador americano no Reino Unido.

 Damien agora tem 5 anos de idade. O que o diplomata e sua família não sabem é que ele é na verdade filho de Satã, nascido de um chacal na sexta hora do sexto dia do sexto mês, e destinado a ser o Anticristo. Um padre que sabe da verdade sobre Damien alerta um cético Robert sobre o que seu filho realmente é.





Coração Satânico é um filme de terror dos Estados Unidos de 1987, realizado por Alan Parker. Nova York, 1955. Harry Angel (Mickey Rourke), um detective particular, é contratado por Louis Cyphre (Robert De Niro), um misterioso cliente para encontrar um cantor.
Entretanto, quanto mais Angel se aprofunda na investigação, mais distante fica da verdade. Envolve-se com figuras estranhas, que morrem violentamente, e penetra num mundo místico obscuro o qual não compreende: as pessoas com quem se relaciona ou investiga morrem.





Found Footage (Filmes Perdidos, no Brasil) é um gênero de filme surgido nos anos 1980, com Holocasuto Canibal. Trata-se de um filme se passando por um documentário filmado com uma simples filmadora. Até hoje o estilo faz sucesso. Holocausto Canibal é um filme apelativo de terror  com direção de Ruggero Deodato e roteiro de Gianfranco Clerici. Filmado na Amazônia, o filme conta a história de quatro documentaristas de tribos que embrenham-se na selva para filmar indígenas. Dois meses mais tarde, depois que o grupo não retorna, o famoso antropólogo Harold Monroe viaja em uma missão de resgate para encontrá-los. Ele consegue recuperar as latas de filme perdidas, que revelam o destino dos cineastas desaparecidos.






A Noite dos Mortos-Vivos, dirigido por George Romero, é um filme de terror independente de 1968 em preto-e-branco. Ben (Duane Jones) e Barbra (Judith O'Dea) são os protagonistas de uma história sobre a reanimação misteriosa de indivíduos recentemente mortos, e seus esforços, junto de outras cinco pessoas, para sobreviverem a noite enquanto presos em uma casa de fazenda na região rural da Pensilvânia.
George Romero produziu o filme com um orçamento de 114.000 de dólares, e após uma década de relançamentos cinematográficos, faturou cerca de $12 milhões domesticamente e US$ 30 milhões internacionalmente.





Poltergeist - O Fenômeno é um filme americano de 1982, do gênero terror, escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper.
Os efeitos especiais ficaram a cargo da Industrial Light & Magic, e trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith.
O filme teve ainda duas seqüências: Poltergeist II - o Outro Lado (1986) e Poltergeist III - O Capítulo Final (1988).





O Massacre da Serra Elétrica - o original atingiu inacreditável sucesso ao chocar o público em 1974 com seu realismo cruel. Contudo, a história não é real. Ao longo dos anos o mito de que o enredo fosse verídico, se consolidou e ajudou a alavancar o sucesso do filme. Porém, com o tempo ficou comprovado que a história é apenas inspirada na vida do insano Ed Gein, também conhecido como O Carniceiro de Plainfield.
É considerado por muitos como um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, tornando-se marca registrada do gênero, o que influenciou incontáveis outros filmes.







A Mosca da Cabeça Branca é um filme norte-americano de 1958 dirigido por Kurt Neumann , baseado em um conto de George Langelaan, publicado em 1957 na Playboy norte-americana. Testando um invento, homem entra na câmara de teletransporte mas não percebe que uma mosca entra junto. Quando se materializam do outro lado, ele está com a cabeça e uma pata da mosca (no lugar de um braço), e ela ficou com sua cabeça. A história foi refilmada em 1986 por David Cronenberg.






Psicose é um filme norte-americano de 1960, dos gêneros suspense e terror, dirigido por Alfred Hitchcock.
Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.
Psicose custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.
O filme foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly.





The Hitcher- A Morte Pede Carona - é um filme estadunidense de 1986, do gênero Suspense/Terror, dirigido por Robert Harmon. Um jovem, Jim Halsey (C. Thomas Howell), está levando um carro para a Califórnia. No caminho ele dá carona a um psicopata, John Ryder (Rutger Hauer), que mata todos os motoristas que lhe dão carona. Entretanto, Jim consegue escapar mas o cruel e sádico assassino, começa a persegui-lo de maneira implacável. Para piorar as coisas, a polícia pensa que Jim é o autor das mortes. O filme gerou uma continuação e uma refilmagem inferiores ao original.






Quadrilha de Sádicos - Durante uma viagem de carro pela Califórnia, a família Carter resolveu pegar um atalho. o trailer acaba quebrando no meio do deserto, entre colinas que parecm desertas. Foi a sua desgraça. Eles encontraram um grupo de canibais que transformou suas vidas num pesadelo infernal. Em muitas cenas a impressão que se tem é que os próprios atores estão em estado de terror, devido ao clima criado pelo diretor do filme. Wes Craven já demonstrava muito talento antes de se notabilizar pelas cinesséries bem sucedidas como A Hora do Pesadelo e Pânico. 






Hellraiser é um filme de horror produzido na Grã-Bretanha em 1987 que explora os temas sadomasoquismo, dor como fonte de prazer, moralidade sob stress e medo. É baseado no livro The Hellbound Heart, do aclamado escritor britânico Clive Barker, que também veio a ser o diretor e roteirista da versão cinematográfica. Sete sequências foram produzidas.





Nosferatu é um filme alemão de 1922, em cinco atos, dirigido por F. W. Murnau.
O roteiro é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam aos produtores autorização para adaptar a obra. Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou a destruição das cópias do filme, mas algumas delas, entre as muitas já distribuídas, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker e estão hoje em dia disponíveis em versões restauradas.
O filme teve uma refilmagem em 1979,dirigida por Werner Herzog.
O longa narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero.





Frankenstein é um filme da Universal Studios lançado em 1931, baseado no livro Frankenstein de Mary Shelley, dirigido por James Whale.
O papel de Frankenstein chegou a ser oferecido ao ator Bela Lugosi, intérprete do personagem Drácula, que o recusou por não poder criar sua própria maquiagem para o personagem, além dele não ter falas durante todo o filme.
Dr. Henry Frankenstein, um jovem e obstinado cientista, acompanhado do corcunda Fritz, seu leal assistente, vão a um cemitério e desenterram um cadáver para levarem-no ao laboratório num moinho abandonado onde ele guarda os corpos de mortos recentes.No caminho avistam o cadáver de um homem enforcado em uma árvore. O dr. Frankenstein, decidido a provar suas teorias de criar vida a partir dos mortos, constrói um corpo de partes de vários cadáveres que ele recolhe com a ajuda de Fritz. Quando só falta o cérebro para que seja finalizada a criatura, o doutor pede a Fritz que vá a uma faculdade e roube um. No entanto, o assistente acaba trazendo uma redoma com o cérebro de um assassino, sem que o doutor o saiba.



Acompanhe também:  







Nenhum comentário:

Postar um comentário