segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

SÉRIES QUE: foram agradáveis surpresas





GOTHAM - Série focada na rotina do detetive James Gordon, antes de se tornar comissário de Gotham City e de conhecer o Batman. O policial investiga crimes realizados na cidade, incluindo o assassinato dos pais de Bruce Wayne.




O elenco é esforçado, mas a mística do personagem do Homem Morcego faz com que a série tenha tido uma excelente receptividade. Mostrar 'como tudo começou' é o diferencial. Seriados e filmes sobre heróis não são mais novidades, por isso a necessidade de criatividade permanente; nesse caso mostrar aos espectadores a origem dos vilões de Batman e como suas carreiras acabaram por esbarrar em um Bruce Wayne, ainda adolescente, cativa a audiência. Já garantida para uma segunda temporada.










THE KNICK - The Knick se passa na Nova Iorque de 1900, um tempo de grandes mudanças e progresso. Os protagonistas serão os cirurgiões, enfermeiras e funcionários do Hospital Knickerbocker, que vão até aos limites próprios e aos da medicina para salvar os pacientes, numa época de mortalidade altíssima e anterior à invenção dos antibióticos.
Enfrentando as barreiras morais de sua época, a equipe médica liderada pelo Dr. John W. Thackery (Clive Owen) explora novas técnicas com o objetivo de ampliar os horizontes da medicina.





A série idealizada e dirigida pelo 'oscarizado' Steven Soderbergh (Traffic, Onze Homens e um Segredo), que escolheu a dedo o elenco e acompanha a produção até a última etapa. Agradou tanto aos executivos do Canal Cinemax que já foi renovada para uma segunda temporada.







MARCO POLO - A série conta a história do explorador Marco Polo, acompanhando suas viagens de explorações, com suas aventuras em diversos países do mundo, e atuando como espião do embaixador de Khan, da corte de Kublai Khan no Século XIII. Um lugar onde reinam as artes marciais, manobras políticas e batalhas colossais.





Como toda série da Netflix, a produção é realizada de uma só vez e exibida com o material praticamente todo gravado. Isso dá aos criadores uma garantia de realizar o trabalho sem se preocupar com a “audiência” que tanto prejudica alguns programas na TV mundial. Belo espetáculo visual, mostrando que é a Netflix é um dos (senão o melhor) serviço de streaming (conteúdo transmitido pela Internet) da atualidade.








TRUE DETECTIVE - Com roteiro do iniciante Nic Pizzolatto (The Killing), a trama de True Detective acompanha Rust Cohle (McConaughey) e Martin Hart (Harrelson), dois detetives que, após 17 anos, têm de voltar ao Estado da Louisiana para servir de testemunhas em um bizarro caso de assassinato que foi reaberto.
Michelle Monaghan é Maggie Hart, a esposa do personagem de Harrelson. Sua personagem é uma mulher decidida que tem de tomar uma difícil decisão, a qual terá consequências devastadoras.






Narrado de maneira cadenciada e com um ar soturno, a série se tornou um dos sucessos recentes do canal a cabo HBO, famoso por suas produções diferenciadas. Além da originalidade da trama (e da narrativa) o elenco estelar, afiado, faz do seriado um dos destaques da TV americana na última temporada. Já garantida para mais uma temporada, mas com novo elenco.









FARGO - A série “Fargo”, adaptação do filme homônimo de 1996 dirigido pelo irmãos Coen (“Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum”). Apesar de ter o título do filme de 1996 que rendeu o Oscar de Melhor Roteiro para os irmãos Coen, a série não é uma refilmagem, mas uma variação temática passada na mesma região gelada de Minnesota. A trama foi desenvolvida por Noah Hawley, roteirista da série “Bones”, com produção executiva dos próprios Coen. O elenco de peso conta com Billy Bob Thornton (“Papai Noel às Avessas”), Martin Freeman (trilogia “O Hobbit”), Kate Walsh (série “Private Practice”), Bob Odenkirk (série “Breaking Bad”), Oliver Platt (série “The Big C”), Colin Hanks (série “Dexter”), Glenn Howerton (série “It’s Always Sunny In Philadelphia”), Joey King (“O Ataque”) e Allison Tolman (série “Prison Break”).





Apesar de lenta em sua forma, o enredo envolve o espectador na trama; o criador da série monta as armadilhas para mostrar que um crime pode deixar rastro e a dificuldade em escondê-lo é o que faz da série um dos destaques da TV, e um dos recordistas de indicações ao Emmy.









TRANSPARENT - Projeto de dramédia criado por Jill Soloway (Six Feet Under, United States of Tara).
Na história, Mort (Jeffrey Tambor, de Arrested Development) revela aos três filhos, Ali (Gaby Hoffman), Sarah (Amy Landecker) e Joshua (Jay Duplass), seu grande segredo.
Designada como mulher ao nascer, Mort passou por uma cirurgia para adequar o genital a sua identidade de gênero (mudança de sexo). A partir desta revelação, as relações entre pai e filhos mudam, levando cada um dos personagens a reavaliar suas opiniões sobre os limites do sexo.





Com momentos distintos, intercalando humor, drama e sensualidade na medida (e hora) certa, a surpreendente série acabou dando a Jeffey Tambor uma justíssima indicação ao Emmy de melhor ator do ano. Mais um serviço de streaming que dá certo nos EUA; neste caso a Amazon.









THE AFFAIR - Roteirizada por Sarah Treem e Hagai Levi (In Treatment) e produzida por Mark Mylod (Shameless), a produção acompanha a história de Noah (West), um novaiorquino que vai passar o verão em Long Island e inicia um caso com Allison, (Wilson), uma mulher que trabalha em um comércio da região.
Allison é casada com Cole (Jackson), um caubói que gerencia um rancho, enquanto Noah é parceiro de Helen (Tierney), seu amor de colégio e melhor amiga cuja vida vira de cabeça para baixo por causa da infidelidade do marido.





A originalidade da produção consiste em contar o caso dos personagens principais (que estão relatando a história a um detetive de polícia) pelo dois pontos de vista: de Noah e e Allison. O que torna as versões conflitantes aos olhos do policial – e dos espectadores também. Drama bem interessante que conseguiu uma segunda temporada, mais do que necessária, principalmente para os que já assistiram ao episódio final.







THE MISSING - A história mostra como a obsessão e a esperança testam os limites de uma pessoa que precisa perceber quando é chegada a hora de mudar de atitude. Quando Oliver, o filho de Tony (James Nesbitt, de Monroe), desaparece na França onde passava as férias, ele dedica todo seu tempo na tentativa de localizá-lo. No entanto, isto acaba testando a relação de Tony e sua esposa, Emily (Frances O’Connor, de Mr Selfridge).






Narrativa minuciosa, ambientada em duas épocas diferentes: durante a Copa de 2006, quando acontece o desaparecimento do menino, e na época atual, quando nos é mostrado o drama de um pai que reluta em desistir da busca, convencendo a polícia a recomeçar a procura inglória. Elenco afiado (Frances foi indicada ao Emmy de melhor atriz) direção segura, apesar de alguns momentos parecer arrastada, a trama foi um dos destaques do canal a cabo Starz. Já está confirmado uma segunda temporada.









IN THE FLESH - Situada no futuro, a história acompanha a vida de sobreviventes que enfrentaram o holocausto zumbi. Estes foram eliminados ou capturados pela Força de Voluntariado Humano e agora recebem tratamento médico para que possam ser reintegrados à sociedade, utilizando medicamentos, lentes de contato, implantes e maquiagem corretiva. Assim, eles passam a ser chamados de portadores da Síndrome do Falecimento Parcial – SFP.





Para todos os que acompanham a viciante série The Walking Dead, a pergunta é a mesma: haverá cura? E como seria o “após” desse tratamento? Nessa série da britânica BBC algumas perguntas são respondidas. A produção foca mais no drama dos portadores da doença e suas reabilitações junto à família e a sociedade, que não os perdoou pelas mortes.









THE FLASH - Barry Allen (Grant Gustin) era um funcionário da Polícia Científica que, ao sofrer um acidente, foi banhado por produtos químicos em seu laboratório e, em seguida, atingido por um raio. Foi a partir disso que ele começou a ser capaz de canalizar os poderes vindos do “Campo de Velocidade”, e se locomover em altíssimas velocidades. Usando uma máscara e um uniforme vermelho, ele começa a usar suas habilidades para patrulhar Central City com a ajuda dos cientistas da S.T.A.R. Labs, e detém vilões ao mesmo tempo em que procura descobrir quem foi o assassino de sua mãe.





Caso pensado pela DC e pela Warner, Flash foi lançado durante a segunda temporada de ARROW, o famoso Arqueiro Verde. Além de ser bem-aceito e incrementar o seriado, conseguiu emplacar a própria série. Pra melhorar, houve um “crossover” entre as duas produções (ARROW, 3ª temporada, episódio 8 e THE FLASH, 1ª, episódio 8), um dos encontros mais esperados pelos fãs. THE FLASH consegue ter uma cara de seriado mais ameno que ARROW, que está mais pra Batman e sua Gotham decadente. Uma das sensações da temporada, a série já foi confirmada pra uma nova temporada.









MASTERS OF SEX - Masters of Sex é uma série adaptada da obra de Thomas Mailer, intitulada “Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson, The Couple Who Taught America How to Love”, de 2010. A atração narra as vidas, romances e trajetórias pouco usuais de William Masters e Virginia Johnson, cientistas pioneiros no estudo da sexualidade humana.


                                                             (o casal na vida real)







Um bom elenco, uma direção correta e roteiro que explora a história que realmente ocorreu a partir de 1954, em um tempo difícil para se falar abertamente sobre sexualidade. Os estudos foram prodigiosos e de vanguarda. A série é bem-sucedida em mostrar as dificuldades da época limitada e medieval em que eles viviam. Sucesso do canal a cabo Showtime, já conseguiu garantir até uma terceira temporada.







Acompanhe também:

SÉRIES QUE: Surpreendentemente ainda estão no ar








Nenhum comentário:

Postar um comentário